MSX Micro - ano III - no. 22

STARQUAKE
por Mário Batista Camara

 

Durante sua última viagem espacial sua nave acabou caindo em um planeta hostil, onde o maior perigo é a instabilidade gravitacional do planeta. Esta instabilidade fará o planeta explodir, causando a destruição de todas as galáxias próximas a ele.
Para evitar que o planeta sofra um colapso causando um STARQUAKE, você deverá encontrar 09 (nove) objetos que deixarão o núcleo do planeta estável, evitando este cataclisma.

Os dois poréns são:

1) Os 9 objetos necessários para a estabilização do núcleo são aleatórios, podendo ser quaisquer dos existentes.
2) A localização de tais objetos também é aleatória, o que significa dizer que o jogo é super-hiper-ultra-difícil.

Além disso, o planeta é ENORME, sendo composto de 512 salas dispostas em uma matriz de 16 colunas por 32 linhas.

MOVER PELO PLANETA

Você poderá andar pelas 512 salas do planeta da seguinte forma:

Andando
Andar pelo planeta é a forma mais simples de se locomover. Andando você poderá ir para a esquerda, direita ou para baixo, usando a força gravitacional do planeta. Durante a queda você poderá controlar nosso herói, podendo movê-lo para esquerda ou direita.
Você poderá também subir de uma sala para outra ou 'pular' os obstáculos existentes no jogo usando 'tijolos', que permitirão a você subir. Perceba que quando seus tijolos terminarem, será impossível subir.

Voando
Para voar você deverá subir em um dos MINIJETS (MJ) existentes em várias salas do jogo. Os MJs estão localizados dentro das plataformas espalhadas pelo planeta. Ao subir em um MJ todas as plataformas ficarão vazias, sendo possível estacionar seu MJ para andar pelas salas.
Com o MJ será possível ir para a esquerda, direita, para cima ou para baixo, sem ser afetado pela gravidade do planeta.

Teleportando-se
A outra forma de se locomover pelo planeta é a mais rápida e a mais segura, porém será necessário ter o conhecimento do nome dos 13 TELEPORTS existentes no planeta. O mais importante destes teleports é o KWAKE, pois é onde está localizado o centro gravitacional do planeta (CORE). Será no CORE que você poderá ver quais são os 9 objetos ncessários para a estabilização do planeta.

Os nomes dos outros teleports são:

- VORAX
- RAZON
- TARAQ
- ANTIO
- DULAN
- ANGOR
- ERCOT
- UPLAN
- INDLE
- OPTIN
- SNOOL
- ZODIA
- ARGOL
- KRANZ

OS COMPONENTES DO JOGO

O número de componentes deste jogo é enorme, sendo assim vamos ter um conhecimento de cada um deles.

1) VOCÊ: Nosso herói. Inicia o jogo na parte central da superfície do planeta, próximo aos destroços de sua nave.

2) INIMIGOS: Todo e qualquer monstro que se mova. O contato com tais seres faz com que sua energia diminua de forma mais rápida.

3) TELEPORTS: O modo mais rápido de se locomover. Existem ao todo 13 teleports no jogo. Sua aparência é a de uma pequena casa. Ao entrarmos em um teleport devemos digitar o nome de outro teleport, sendo imediatamente transportados para lá. É impossível entrarmos em um teleport quando estamos sobre um MINI-JET.

4) MINI-JET: Outro meio de locomoção muito utilizado no jogo. Com ele podemos subir e descer pelas salas. Quando estivermos em um MJ, não podemos nos teleportar, apanhar objetos, entrar nas pirâmides ou passar pelas passagens secretas.

5) ESPINHOS: São bolas de pontas em forma de espinho que, quando tocadas, matam imediatamente.

6) JOYSTICK: Vida extra para você.

7) CARTÃO DE CRÉDITO: O objeto mais importante do jogo. Sem ele é quase impossível concluirmos o jogo. Com ele é possível entrar em qualquer sala, qualquer pirâmide, passar por qualquer porta e muito mais. Sua aparência lembra um cartão de crédito (VISA ou MASTERCARD)

8) OBJETOS: São os itens que você deverá apanhar e levar até o centro do planeta. Entre eles podemos citar: lâmpada, esfera, disquete, bala, capacitor, os números 0,1,2,4,8, a '?', a antena e muitos outros. Tenha em mente que TODO objeto será útil, pois caso não seja necessário, um objeto poderá ser trocado por outro no interior das pirâmides.

9) CHAVE: Existem no planeta 2 fechaduras que só poderão ser abertas com a utilização desta chave. Sem ela é impossível atravessá-las. Sua posição no jogo, como os demais itens, é aleatória.

10) PLACAR: É o mostrador no canto superior esquerdo da tela.

11) NÚMERO DE VIDAS: É o número de vezes que você pode morrer antes que o jogo termine. Está representado por um número ao lado do placar.

12) ENERGIA: É o limitador de cada vida sua. Decresce automaticamente a cada 5 segundos ou toda vez que você toca algum inimigo. É o primeiro dos 3 marcadores no centro da tela na parte superior.

13) TIJOLOS: Indica qual a quantidade de tijolos que você dispõem para fazer plataformas. Acabando não é mais possível criá-las. É o segundo marcador, abaixo do nível de energia.

14) LASER: Indica a quantidade de tiros que você dispõe. Acabando não é mais possível atirar. É o terceiro marcador, abaixo do nível de tijolos.

15) OBJETOS CARREGADOS: Ao lado do indicador de energia, tijolos e laser você encontra os objetos que você está transportando, num máximo de 4.

16) PORTA SECRETA: São portas que, para serem atravessadas, é necessário estar carregando um código secreto composto por uma combinação de 3 dos 5 números existentes. Outra forma de atravessá-las é estar portando o cartão de crédito. Existem lugares que você só poderá ir passando por estas portas.

17) PIRÂMIDES DE OR: São pirâmides mágicas que estão espalhadas pelo planeta. Nem sempre você conseguirá encontrar os 9 objetos necessários para o término da missão, sendo assim você poderá trocar um objeto que não é útil para você por outro que você precisa dentro das pirâmides. Para entrar nestas pirâmides é necessário ter um código secreto composto por 2 dos 5 números existentes ou estar portando o cartão de crédito. Após ter entrado na pirâmide você trocará um dos objetos que possui por outro que lhe será útil.

18) OBJETOS MÁGICOS: São objetos que aumentam seu nível de energia, tijolos ou laser. A energia diminui com o tempo ou com o contato com monstros, os tijolos diminuem com a criação de plataformas e o laser ao disparar a arma. A forma de recuperá-los é apanhando estes objetos.

19) POTES QUEBRADOS: Cuidado: causam o mesmo efeito dos espinhos.

20) ELEVADORES: São estruturas especiais para a locomoção na vertical.

21) ANTENAS: Cuidado. O contato com elas pode ser fatal caso estejam emitindo radiação.

22) ZAPPERS: São passagens existentes no solo por onde passam correntes de energia. Do mesmo modo que as antenas, o contato pode ser fatal.

23) ESQUELETOS: São antigos viajantes que não conseguiram completar a missão. Cuidado para não terminar como um deles.

24) EXTRAS: Tudo aquilo que esqueci de citar.

COMO CONTROLAR NOSSO HERÓI

Você poderá usar um joystick ou as setas cursoras para controlar nosso herói.
Alguns comandos são óbvios (esq., dir., tiro). Outros, porém, nem tanto. Para subir, sem estar utilizando um Mini-Jet, você precisa utilizar seus tijolos, criando plataformas, usando a seta cursora ou o joystick para baixo.
Para pegar ou soltar um objeto você deve usar a seta cursora ou o stick para cima. Para entrar nas pirâmides também use a seta cursora para cima.

DICAS

Apanhe todos os objetos que encontrar pelo caminho. Uma hora eles serão úteis. Caso necessário, troque-os dentro das pirâmides de Or.
No início do jogo vá para KWAKE, suba uma sala e vá para a direita por duas salas. Você estará no centro do planeta (CORE). Veja quais são os 9 objetos necessários e saia a procura deles. Perceba que o objetivo do jogo é encontrar os 9 objetos e não ir em todas as salas.
Não desperdice os objetos mágicos, apanhando-os quando não forem necessários, ou seja, não pegue mais energia quando ela estiver no máximo, etc.
Apanhe todos os joysticks que encontrar.
Descubra e use as passagens secretas.
Existe um tipo de plataforma que se quebra ao cairmos de determinada altura, permitindo que passemos por ela, economizando tempo e energia. Para passar por tais plataformas use seus tijolos.
Carregue a chave até você abrir as 2 fechaduras existentes no jogo. Após isto ela não é mais necessária.
A dica mais importante é: Encontre o cartão de crédito. É quase impossível terminar o jogo sem ele!

MAPA