Trocando capacitores do LG M1721A e LG M1921A

A série de monitores LG M1721A e M1921A são muito queridos por todas as comunidades retro no Brasil por pois além das entradas para vídeo composto e S-Vídeo eles aceitam um sinal RGB a 15Khz direto do conector VGA. Isso significa que você pode ter toda a beleza do Amiga, Atari ST, Spectrum 128, MSX, Mega Drive ou qualquer outro equipamento que tenha saída RGB, direto no monitor. Alguns micros precisam de cabos especiais e alguns circuitos como pode ser visto nessa publicação do Vitor Trucco.

O problema é que os capacitores C202 a C206 da placa da fonte são de péssima qualidade, estufam e quando isso ocorre eles deixam passar alta corrente que frita dois osciladores FET da placa, podendo condenar a placa da fonte. Quando isso ocorre, você pode ter algo como o que ocorreu nessa foto aqui embaixo (clique na foto para ampliar).

 

 

Mas digamos que o seu M1721A não está parado, está funcionando. Mas você quer se prevenir, trocar logo os capacitores da fonte dele. Como fazer? 

 O blog do Tabajara tem bastante informação a respeito, recomendo a leitura para complementar tudo que estamos dizendo aqui. E você terá que primeiramente, comprar os capacitores. São esses valores abaixo: 

  • 1 capacitor de 1000uF/25V em C203
  • 2 capacitores de 1000uF/16V em C204 e C205
  • 2 capacitores de 680uF/25V em C204 e C205
  • Lembrando que são capacitores de 105°c.
    Não compre os de 85°c, senão vão durar pouco.

     

    Abrindo o Monitor

    Primeiramente é preciso tirar o pé do monitor. É uma tarefa desgraçada. Mas tem que tirar, basta puxar na sua direção forçando de um lado e de outro. É DURO PRA CARAMBA, mas eventualmente ele sai.

    o

     

    Depois remova os 4 parafusos que prendem o suporte do monitor


    Depois remova os 4 parafusos da parte detrás, abaixo do logo da LG. Esses padrões são padrão VESA para poder, se o dono quiser, colocar o monitor num suporte de parede por exemplo.

     

    Agora tire os 4 parafusos em cada canto da parte traseira do monitor.

     

     

    Agora é retirar a parte traseira do monitor que está presa por encaixe, não use metal como chaves de fenda, facas ou garfos que podem marcar o plástico.

    Use um cartão de crédito, palhetas de guitarra, uma régua ou preferencialmente um kit de "spudge" como os das fotos abaixo, para abrir a tampa. Essa ferramenta facilita tirar as travas da lateral (e não marca o plástico do monitor)

     

    Depois remova cuidadosamente a tampa traseira. Cuidado que há um fio que liga o painel superior a placa de circuito. Desconecte este fio.


     

    Retire esses dois parafusos para sair essa tampinha lateral ao lado do conetor do cabo de força. Depois retire os conectores das lâmpadas que ficam por baixo dessa tampinha


    O monitor tem alguns adesivos condutivos (os quais eu acho completamente desnecessários), retire-os também.

    Agora retire os conectores do painel de controle, alto-falantes e sensor IR/Led de power on. Não precisa desconectar o fio do painel de controle, o terceiro de baixo para cima, pois ele já foi solto ao remover a tampa do monitor


    Agora, retire esses dois parafusos pretos. Com isso voce solta o "chassis" do monitor, com a placa de controle e a fonte

     

    Agora com muito cuidado você levanta a carcaça com a placa controladora e a fonte sem precisar retirar o cabo de dados do monitor que é um tanto quanto frágil. A placa da fonte é a da direta.

     

    Remova os 4 parafusos da placa da fonte.

     

     

    Desconecte o cabo que vem da energia e o cabo flat que vai para a placa lógica.

     

     

    Finalmente chegamos a placa da fonte onde removeremos os 5 capacitores problemáticos:

  • 1 capacitor de 1000uF/25V em C203
  • 2 capacitores de 1000uF/16V em C204 e C205
  • 2 capacitores de 680uF/25V em C204 e C205
  •  

    Idealmente você troca os capacitores pelos valores originais, porém você pode comprar 3 capacitores de 1000uF/25V que está tudo bem.
    Você não pode ter tensões menores, mas pode ter tensões maiores sem problemas. Ou seja pode usar um de 1000uf 25v no lugar do de 1000uf de 16v.

    Se não conseguir achar os dois de 680 uf 25v você pode usar também o de 1000uf 25V, ou seja todos os cinco com o mesmo valor.

    Retire todos os 5 capacitores com cuidado, usando um sugador e ferro de solda. Depois limpe bem usando um cotonete e álcool isopropílico.

     

     

    Se preferir fazer um bom e útil investimento, compre uma estação desoldadora como a Hikari HK-915. Depois de usar vai querer jogar o sugador manual pela janela =D

     


    Depois é só montar tudo de volta:

    1) A placa da fonte no cabo e no flat de energia, parafusar.

    2) Conectar os conectores do painel de controle, alto-falantes e sensor IR/Led de power on.

    3) Os 4  conectores das lampadas.

    4) Não esquecer de colocar a tampinha do conectores das lampadas com os dois parafusos.

    5) Prender os dois parafusos do chassi da placa da fonte e da placa principal.

    6) Não esqueça de prender os cabinhos nos respectivos suportes.

    7) Encaixe a tampa do monitor, coloque os 4 parafusos de fixação das extermidades

    8) E os 4 parafusos da furação padrão VESA embaixo do símbolo da LG..

    9) Finalmente prenda o suporte do pé do monitor e finalmente encaixe o pé no suporte e pronto =D.

     

    Fontes:

    https://victortrucco.com/Diversos/MonitorM1921A/MonitorM1921A

    https://tabajara-labs.blogspot.com/2018/04/reparo-do-famoso-defeito-do-m1721a.html

    https://www.retrocomputaria.com.br/2016/02/23/servico-de-utilidade-publica-do-retrocomputaria-troque-os-capacitores

    https://www.electronica-pt.com/esquema/monitores/lg-esquemas-monitores/lg-m1721a-bmf.a**nlf-m1921a-bmf.a**nlf-chassis-cl81-31973