MSX Emulators FAQ 3.0
Ultima atualização em 11/09/99

 
1.Como eu rodo jogos com extenção .ROM e .DSK no BrMSX ?
2.Como eu faço para ter autofire, e auto left-right ?
3.É possivel jogar jogos em rede usando o BrMSX ?
4 É possivel gravar qualquer jogo em qualquer fase para continuar depois ?
5.O BrMSX emula monitor de fósforo verde e TV ?

 
1. Como eu faço para rodar um arquivo no Basic do MSX EMULATOR.
2. Alguns jogos não rodam no MSX-EMULATOR. Travando na tela de abertura.
3. E como eu rodo os arquivos .COM ?
4. E como eu entro no MSX-DOS ?
5. Meu emulador sempre procura arquivos no DRIVE A ?
6. Alguns jogos de MSX1 não rodam dando msg que não tem memória suficiente... O que eu faço ?
7. Como eu rodo arquivos .DDI ?

 
1. Como eu faço para rodar jogos e pgms no fMSX emulator ?
2. Alguns jogos, principalmente de MSX2 não funcionam, como por exemplo o HYDLIDE3.ROM e o XEVIOUS.ROM ?!
3 Algums jogos de MSX1 e MSX2 não funcionam ? O que fazer?
4.Alguns jogos como o Metal Gear a parte de baixo da tela fica cortada. Por que isso acontece ?
5 Como eu rodo arquivos com extenção .DSK ?
6. Como eu faço para emular a SCC e a FM-PAC (placas de som do MSX) ?
7. Essa nova versão do emulador, devido as sua novas features tem tambem muitos atributos. É um saco ficar digitando sempre... Além do mais pode ser que passe dos 126 caracteres (limite do DOS). Tem algum jeito de resolver este problema ?
8. Existe alguma forma de acelerar o fMSX ? Alguns jogos ficam lentos demais...
9. Como eu faço para rodar varios arquivos DSK ?
10. Como eu faço para rodar jogos usando o MSX-BASIC ?
11. Como eu faço para rodar o MSX-DOS ?
12. Como eu faço para criar arquivos .DSK a partir de um disco de MSX verdadeiro ou de um conjunto de arquivos ?
13. Existe algum outro modo de converter .DSK para disco e vice versa ?
14. Como eu faço para converter imagem em formato .DDI (do CJS MSX Emulator) para o formato .DSK (do fMSX) ?
15) Como eu faço para salvar/ler o jogo rodando arquivos .ROM como por exemplo o Metal Gear 2 (mgear2.rom) ?

 


Como eu rodo jogos com extenção .ROM e .DSK no BrMSX ?

Para rodar jogos de .ROM use a seguinte sintaxe:
BRMSX <arquivo.rom>

Para rodar jogos de .DSK use a seguinte sintaxe:
BRMSX -diska <arquivo.dsk>
^

 
Como eu faço para ter autofire, e auto left-right ?

brmsx -autofire -autospeed X = Basta pressionar a barra de espaço que o jogo fica com autofire. O X varia de 0 (rápido) a 9 (lento)

brmsx -autorun -autospeed X = Similar que o autofire só que para as teclas esquerda e direita, basta pressionar as duas ao mesmo tempo. Util para jogos como decathlon e Hyper Sports. O X varia de 0 (rápido) a 9 (lento)
^


  
É possivel jogar jogos em rede usando o BrMSX ?

SIM!!! É uma das caracteristicas unicas do BrMSX. Escolha o micro mais avançado para ser o servidor e outro para ser o cliente.

Use um cabo serial para ligar micro a micro e faca a conexão:

Entre com o seguinte comando no computador servidor:

brmsx -server -com <porta serial> <arquivo.rom>

E no cliente coloque

brmsx -client -com <porta serial>

Onde a <porta serial> é o numero da porta que você esta usando para a conexão. O jogo aparece apenas no computador servidor, o cliente serve apenas como cliente. Para sair de uma sessão multiplayer, termine a emulação no cliente primeiro!! A ordem errada poderá travar os dois computadores.

Alguns jogos com opções para dois jogadores simultâneos são: Konami's Soccer, Salamander, Konami's Ping Pong, Super Laydock, Yie Ar Kung Fu 2, Warroid, e outros que não me recordo.
^




É possivel gravar qualquer jogo em qualquer fase para continuar depois ?

Sim. basta usar o recurso de save/load state. Basta clicar a qualquer momento a tecla F12 ou o botão esquerdo do mouse e abrir a GUI do BrMSX e usar a opção de save e load.
^

 
O BrMSX emula monitor de fósforo verde e TV ?

Sim. Para emular monitor de fosforo verde basta rodar com a opção:

brmsx -res 2 -green <arquivo.rom>

E para emular TV use:

brmsx -res 2 <arquivo.rom>
^


Como eu faço para rodar um arquivo no Basic do MSX EMULATOR.

Da mesma forma que você rodava no MSX. Ou seja atraves dos comandos BLOAD"ARQ.EXT",R ou RUN"ARQ.EXT".

Os arquivos com extenção .BIN .ASM rodam com BLOAD "ARQ.EXT",R. E os com extenção .BAS .ASC rodam com RUN "ARQ.EXT" ou LOAD"ARQ.EXT",r. O jeito mais fácil de descobrir é tentando. Se você tentar rodar um arquivo com bload e ele der o erro (bad file mode) então rode-o com RUN. Se você rodar um arquivo com RUN e ele der o erro (Direct statement in file) rode-o com BLOAD.
^


 
Alguns jogos não rodam no MSX-EMULATOR. Travando na tela de abertura.

Use o seguinte comando no MSX-Basic

POKE -1,170
^

 
E como eu rodo os arquivos .COM ?

Use o MSX-DOS ou outro DOS de MSX e rode-os como no PC.
^



E como eu entro no MSX-DOS ?

Copie os arquivos MSXDOS.SYS e COMMAND.COM (do MSX) para o diretório do MSX e rode o EMULADOR com a opção:

MSX2 /b

OBS. As vezes você vai encontrar MSX-DOS com outros nome (DDXDOS.SYS, COMANDO.COM,etc...). Mas, não se preocupe, renomeie-os para os nomes acima e proceda da mesma forma.
^

 
Meu emulador sempre procura arquivos no DRIVE A ?

Edite com um editor ASCII puro o arquivo DRIVES.TBL e modifique a linha A=A para A=C. Nesta linha você diz qual será o seu drive A e B (no emulador)
^



Alguns jogos de MSX1 não rodam dando msg que não tem memória suficiente... O que eu faço ?

No MSX alguns programas e jogos precisavam de mais memoria do que os 23432 bytes disponíveis. Para isso você tinha que desligar o segundo drive e dar o boot com a tecla CTRL apertada... Com isso com isso você poderia dispor de 24990 bytes no MSX Basic que
poderia ser a diferença de rodar ou não um programa.
No MSX EMULATOR você faz o mesmo. Desabilita o segundo drive, modificando o arquivo drives.tbl na linha onde tem B=B (ou algo parecido) colocando um ; na frente desta linha, ficando ;B=B. Daí basta rodar o emulador com a tecla CTRL apertada.

No MSX-Basic de o comando:

PRINTFRE(0)

Se o resultado der 24990, então deu certo
Se der 23432, de um novo boot (CTRL+ALT+INS) com a
tecla CTRL apertada
^


 
Como eu rodo arquivos .DDI ?

Arquivos DDI são imagems de discos de MSX criados pelo programa DISKDUPE do PC. Você pode rodar os arquivos DDI de 2 formas:

1) Se estiver com a versão mais nova do CJS MSX Emulator (1.0b) apenas digite: MSX2 /Inome_do_arquivo.DDI

2) Se não tiver a versão mais nova, o jogo tiver dois ou mais arquivos DDI ou quiser rodar num MSX real você tem que usar um disquete de 1.4 e tapar o buraco esquerdo dele (para que o drive "pense" que se trata de um disco de 720Kb). Daí basta usar o DISKDUPE e criar o disco a partir da imagem DDI. Depois você tem que editar o arquivo DRIVES.TBL e mude a linha onde esta A=C para A=A. Coloque o disco no drive A rode o emulador. A versão atual do emulador tem um bug. Na maioria dos jogos .DDI os sprites ficam quebrados :-(
^


Como eu faço para rodar jogos e pgms no fMSX emulator ?

O fMSX trabalha basicamente com imagens. Existes dois tipos basicos de imagens os arquivos .dsk (imagens de disco) e .rom (imagem de cartucho). A sintaxe básica é a seguinte

fmsx-dos -diska arquivo.dsk

fmsx-dos arquivo.rom

O fMSX tb consegue ler programas normais de MSX (.bas, .bin, etc) mas, só em disquete. Para ler esses tipos de programas aconselho a usar o CJS MSX Emulator que roda programas de forma quase identica a de um MSX real e dá para rodar do HD.
^



Alguns jogos, principalmente de MSX2 não funcionam, como por exemplo o HYDLIDE3.ROM e o XEVIOUS.ROM ?!

Esses jogos utilizam um modo diferente de endereçamento
por isso tente rodar o emulator com a seguinte opção:

FMSX-DOS -MSX2 -ROM X

Onde X é um numero de 0 a 5 onde:

0 - Konami 8kB 1 - Konami 16kB
2 - Konami5 8kB 3 - Konami4 8kB
4 - ASCII 8kB 5 - ASCII 16kB

O melhor jeito é ir chutando de 0 a 5 até o jogo entrar.
^



Algums jogos de MSX1 e MSX2 o som não funcionam ? O que fazer?

Tente rodar sem a opção -adlib... Pois na maioria das vezes o jogo usa o som automaticamente
^



Alguns jogos como o Metal Gear a parte de baixo da tela fica cortada. Por que isso acontece ?

Rode o fMSX da seguinte forma:

fmsx-dos -msx2 -chipset 255 -video 1 -rom 2 -mgear2.rom

As clausulas -chipset 255 e -video 1 dizem respeito a sua placa de video. Pois a maioria dos jogos de MSX2 usam a tela de 256x212 e com a resolucao padrao de 320x200 e 256 cores do MCGA voce acaba perdendo 12 linhas graficas [ou 1 1/2 linhas de texto]. Assim voce trabalha em 320x240, ou coisa parecida.
^


Como eu rodo arquivos com extenção .DSK ?

Aquivos .DSK são imagems de discos de MSX2. (aqueles) com formato especial, que rodavam direto e não davam o diretório. Rode-os do seguinte modo:

FMSX-DOS -diska ARQUIVO.DSK

ou para rodar com o disco no drive A

FMSX-DOS -diska a:

^


Como eu faço para emular a SCC e a FM-PAC (placas de som do MSX) ?

Para emular a SCC use o atributo -SCC 1 e para FM-PAC a chave -fmpac 1

ex. fmsx-dos -msx -scc 1 -fmpac 1 arquivo.rom
^


Essa nova versão do emulador, devido as sua novas features tem tambem muitos atributos. E um saco ficar digitando sempre...
Alem do mais pode ser que passe dos 126 caracteres (limite do DOS). Tem algum jeito de resolver este problema ?

Sim! O autor pensou em tudo. Crie um arquivo com o nome MSX-DOS.CFG e nele coloque os atributos que você quiser, no meu caso ficou assim:

-msx2 -scc 1 -fmpac 1 -chipset 255 -video 1 -volume 15

Dê uma lida com atenção no manual do programa, arquivo FMSX-DOS.TXT, para conhecer todos os atributos e suas variações.
^


Existe alguma forma de acelerar o fMSX ? Alguns jogos ficam lentos demais...

Tente colocar a seguinte atributo quando executar o FMSX:

fMSX-DOS -ifreq 60Hz <arquivo.rom>
^


Como eu faço para rodar varios arquivos DSK ?

No DOS (do PC) de o seguinte comando:

copy /b disco1.dsk+disco2.dsk.disco3.dsk disco.dsk

Todos os arquivos se juntarão num único arquivo disco.dsk, daí basta rodar este arquivo da seguinte forma:

fmsx-dos -diska disco.dsk

Quando o jogo pedir o segundo disco, tecle CTRL direito + número do disco. ex.: CTRL+1,CTRL+2... Isso só funciona com imagems de 720 Kb.
^


Como eu faço para rodar jogos usando o MSX-BASIC ?

Dê o comando fmsx-dos -diska a:

Coloque um disco de 31/2 ou 51/4 e no caso do 31/2 tape o buraco esquerdo do disco com fita adesiva não transparente.

No MSX-BASIC dê o comando:

call format ou _format

e formate o disco no tamanho apropriado.
^


Como eu faço para rodar o MSX-DOS ?

Dê o comando fmsx-dos -diska a:

Coloque um disco de 31/2 ou 51/4 e no caso do 31/2
tape o buraco esquerdo do disco com fita adesiva não
transparente.
No MSX-DOS dê o comando:

call format ou _format

e formate o disco no tamanho apropriado e copie os
arquivos MSXDOS.SYS e COMMAND.COM (ou similares) p/
o disquete. Depois basta digita

fmsx-dos -diska a:
^


Como eu faço para criar arquivos .DSK a partir de um disco de MSX verdadeiro ou de um conjunto de arquivos ?

Use o Utilitário DSKTools, disponivel na seção de programas

^


Existe algum outro modo de converter .DSK para disco e vice versa ?

Use o programa DCOPY.EXE. Para transformar um disquete de MSX em imagem (Disco->.DSK) o comando é o seguinte:

DCOPY a: arquivo.dsk

Para fazer o contrário, ou seja de imagem para disquete (.DSK->Disco):

DCOPY arquivo.dsk a:

OBS. as imagens de discos formatados pelo PC, mesmo de 720kb, possuem o setor de boot INCOMPATIVEL com o do MSX. Por isso sempre formate os disco atraves do MSX-Basic usando o comando
Call Format.
^


Como eu faço para converter imagem em formato .DDI (do CJS MSX Emulator) para o formato .DSK (do fMSX) ?

Existem dois modos. Uma é usar o Diskdupe e transformar o DDI em disquete de MSX real, depois criar uma imagem DSK do disquete usando o fMSX ou o DCOPY (vide questões 13 e 14). O outro modo é usar o programa DDI2DSK.EXE. Um programa freeware que você encontra na seção de programas.
^



Como eu faço para salvar/ler o jogo rodando arquivos .ROM como por exemplo o Metal Gear 2 (mgear2.rom) ?

Você deve criar um disco virtual da seguinte forma. Rode o fmsx como o exemplo abaixo:

fmsx-dos -diska savegame.dsk

no MSX Basic de o comando

call format

formate como se fosse um disquete de MSX.

depois quando for rodar o jogo em questão basta colocar -diska savegame.dsk junto com os demais atributos, assim para o jogo esse arquivo sera o drive a onde ele poderá gravar e ler os save games.
^

 

 

Voltar